Tramas Urbanas AL

Heliópolis

Heliópolis se destaca na metrópole de São Paulo por seu tamanho e complexidade. Situada em uma gleba com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados ou 100 hectares​, onde residem cerca de 200 mil pessoas, possui uma densidade demográfica extremamente alta, de 2 mil  habitantes por hectare, vinte e oito vezes maior do que a densidade média do município de São Paulo.

Sua origem, a partir dos anos 1970, e consolidação têm, direta ou indiretamente, uma forte relação com as ações do Estado. Isso porque as primeiras moradias da área foram em um alojamento provisório construído pelo próprio poder público em uma gleba vazia que, na época, pertencia ao governo federal. Desde então, mas sobretudo a partir de meados dos anos 1980, todas as gestões municipais atuaram em Heliópolis desenvolvendo e aplicando diferentes estratégias de intervenção. O resultado é um território bastante heterogêneo, com conjuntos habitacionais de diferentes tipologias e períodos de construção em meio a quadras com residências autoconstruídas com e sem assistência técnica. A essa paisagem, nos últimos anos, misturam-se edifícios de apartamentos construídos pela iniciativa privada.

As intervenções voltadas para a melhoria e consolidação de Heliópolis em muito se devem à resistência de seus primeiros moradores em permanecer no território e lutar incansavelmente por melhorias, desde o início da formação do assentamento, quando foi formada a primeira comissão de moradores para dialogar com o poder público. Atualmente, a UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, maior associação de moradores existente em Heliópolis, é responsável por mais de 50 projetos voltados para o desenvolvimento integral da comunidade e a garantia de direitos, articulados em torno da educação e do objetivo de fazer de Heliópolis um bairro educador.

O contínuo crescimento de Heliópolis ​deve-se, entre outros fatores, à sua vantajosa localização geográfica – a uma distância de 8 km da área central de São Paulo e na divisa com o ABC paulista; boa oferta de empregos e acessibilidade, sendo servida por linhas de ônibus municipais, intermunicipais, metrô e trem. Heliópolis possui também equipamentos de saúde, educação e inúmeros comércios e serviços que atendem tanto à população local como a do seu entorno imediato.

Seu território ​pode ser dividido em 8 núcleos: Heliópolis (núcleo de origem do assentamento); Imperador Pilões; Portuguesa, PAM, Lagoa; Mina; COHAB/ Cingapura e Redondinhos/ João Lanhoso.

Conheça mais sobre Heliópolis e seus lugares de referência

Linha do tempo de Heliópolis

Saiba mais sobre Heliópolis

Siga a UNAS nas redes sociais

Visite o Museu Digital de Heliópolis

História, narração e memória são três estruturas básicas da existência e da resistência.

Museu Heliópolis

"Temos dever de não esquecer o passado, reconhecendo-o, temos dever de não deixar o presente passar sem ser visto."

Visite o museu