Tramas Urbanas AL

São Paulo, brasil

São Paulo é a capital do Estado de São Paulo. É a maior cidade brasileira e também  da América Latina. O município está dividido em 32 subprefeituras, unidades de gestão política e administrativa descentralizadas, que administram 96 distritos.

11.5
milhões de pessoas
1521202 km²
extensão territorial
7398
hab/km²
Heliópolis

Heliópolis

Conforme os cadastros da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo, são em geral formados pela junção ou justaposição de favelas, núcleos urbanizados, loteamentos irregulares e cortiços. Os cortiços, habitações coletivas precárias de aluguel concentradas nas áreas centrais da cidade, não são objeto de políticas de urbanização e regularização fundiária como as demais tipologias. 

Estima-se que cerca de 9,4% dos 4,9 milhões de domicílios existentes no Município de São Paulo (IBGE, 2022) estejam em favelas e núcleos urbanizados. O crescimento desses bairros ocorreu sobretudo ao longo das décadas de 1970 e 1980.

As Favelas são ocupações espontâneas feitas de forma desordenada, sem definição prévia de lotes e sem arruamento, em áreas públicas ou particulares de terceiros, com redes de infraestrutura insuficientes, em que as moradias são predominantemente autoconstruídas e com elevado grau de precariedade, por famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade.

  • 1.747 favelas cadastradas pela Secretaria
  • 399.458 domicílios em favelas estimados pela Secretaria

Os núcleos urbanizados são antigas favelas dotadas de infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, drenagem e coleta de lixo, viabilizadas através de ações por parte do poder público ou não. Porém, ainda não regularizadas legalmente.

  • 438 núcleos 
  • 60.638 famílias em núcleos

Os Loteamentos Irregulares são aqueles originados a partir da iniciativa de um agente promotor e/ou comercializador, sem a prévia aprovação pelos órgãos públicos responsáveis ou, quando aprovados ou em processo de aprovação, implantados em desacordo com a legislação ou com o projeto aprovado. Os loteamentos irregulares são ocupados principalmente por população de baixa renda, possuem largura das ruas, tamanho mínimo dos lotes e largura de calçadas fora dos padrões urbanísticos determinados pela regulação municipal, alta densidade construtiva e  infraestrutura urbana deficiente, com poucos espaços verdes, livres e de uso comum.

  • 1.996 loteamentos
  • 394.201 lotes em loteamentos irregulares