Villa 20 está localizada no bairro Villa Lugano, Comuna 8, no sudoeste da Cidade Autônoma de Buenos Aires, região que abrange a maior parte das villas da cidade e tem a segunda maior concentração de áreas verdes, com destaque para o Parque de la Ciudad, o Parque del Bicentenario e o Parque Indoamericano. Este último foi ocupado em 2010 por milhares de pessoas como forma de protesto e reivindicação por melhores condições de moradia.
Situada cerca de 16 km da área central, ocupa uma área de aproximadamente 48 hectares, onde residem quase 30 mil pessoas, o que resulta em uma densidade demográfica de 625 habitantes por hectare, ou seja, quatro vezes maior do que a densidade média da cidade. Possui fácil acesso por linhas de ônibus, e é servida por duas estações do Premetro (veículo leve sob trilhos) – Escalada e Pola -, mas não conta com nenhuma estação de metrô nas suas proximidades. Villa 20 possui equipamentos de saúde, educação, esporte e lazer, além de boa oferta de comércio e serviços no seu perímetro e entorno imediato. O maior problema da Villa 20, ainda hoje, segue sendo o saneamento (abastecimento de água e esgotamento sanitário, principalmente), apesar de trechos do bairro já terem recebido intervenções públicas ao longo das últimas décadas e estar sob processo de reurbanização integral, conduzido pelo Instituto de Vivienda de la Ciudad (IVC), desde 2016.
Sua origem remonta ao final dos anos 1940, e possui, dessa forma, uma história de urbanização mais antiga do que Heliópolis e os bairros da Comuna 2, assim como a Cidade de Buenos Aires em relação a São Paulo e Medellín. Ao contrário do contínuo crescimento e adensamento populacional apresentado por Heliópolis e pelos bairros da Comuna 2, a Villa 20 foi praticamente erradicada na década de 1970 durante a última ditadura militar, voltando a ser gradualmente repovoada após 1983, na redemocratização.
Desde então, lideranças, moradores, organizações sociais e instituições representativas da sociedade civil que atuam no local têm lutado para melhorar as condições de vida no bairro, com importantes conquistas, como a reabertura do centro de saúde, em 1986, a aprovação da primeira lei de urbanização, em 2005, e o início das obras de reurbanização em 2016, após a ocupação, em 2014, da área onde está hoje o bairro Papa Francisco e a formação da Mesa Activa por la Re-urbanización em 2015.
Seu território está dividido em 30 quadras cuja reurbanização, a partir de 2016, envolveu a provisão de novas unidades habitacionais em uma grande área de cerca de 12 hectares, o bairro Papa Francisco.
Conheça mais sobre Villa 20 e seus lugares de referência
Siga a Mesa Activa pela Re-Urbanización de Villa 20 nas redes sociais
Visite o Archivo de la Memoria Popular Villa 20
"gerar espaços de intercâmbio entre vizinhos como forma de confirmar que a memória é um ato coletivo e ativo, que construímos ao produzir histórias sobre a história e o presente."
Visite o ArchivoVisite o Taller Libre de Proyecto Social – Reconstrucción colectiva de la memoria histórica de la Villa 20